PROJETO PAI
O Projeto PAI é baseado em uma metodologia de ensino-aprendizagem que valoriza o Pensamento, a Ação e a Inteligência.
Traz em sua concepção pedagógica três eixos estruturantes, que correspondem a desafios
e direcionam as atividades e metodologia para uma cultura de ferramentas com o objetivo
de ensinar a pensar, criar autonomia e desenvolver competências e habilidades, buscando
a formação de cidadãos conscientes de suas potencialidades e com o controle de seus sentimentos. Desenvolve a empatia e a capacidade de se relacionar de forma respeitosa
e harmoniosa com a coletividade por meio da interação e troca de experiências.
Benefícios do Projeto PAI
Desenvolve competências e habilidades básicas para a aprendizagem e a construção da autonomia intelectual e relacional dos estudantes.
Amplia a capacidade de resolver problemas e desafios, de interpretar imagens e textos, desenvolver procedimento e estratégias que possibilitam a reflexão, a conscientização e a construção do pensamento.
Contribui para a troca de ideias e de experiências, e para a valorização do respeito à diversidade, criando empatia, interação e autoconhecimento.
Promove a metacognição, levando o aluno a adquirir consciência de seus pensamentos e estabelecer regras para o planejamento, execução e sua avaliação cognitiva.
Metodologia PER
A realização das atividades do Projeto PAI prevê uma metodologia em três momentos:



O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia do aluno, fazendo-o utilizar das posturas desenvolvidas nessas sessões do PAI, a fim de ensiná-lo a pensar. A metodologia pode ser utilizada de forma integrada ao trabalho com diversas áreas do conhecimento.
Propostas adequadas às diferentes fases dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Promove a internalização dos processos com séries de atividades em níveis crescentes de dificuldades, contribuindo para a retomada, a sistematização e a fixação das competências e habilidades.
Atividades desafiadoras são apresentadas de maneira lúdica.

