

A coleção propõe um itinerário pedagógico no qual
o adolescente pode explorar o conhecimento religioso de forma a compreender e se compreender no mundo. Essa abordagem apoia-se nas contribuições das Ciências Humanas para fortalecer os valores e o compromisso com o humanismo solidário.

DETALHES
- A proposta estrutura-se em três grandes temas integradores: Sentido da vida (1ª série), Busca do transcendente (2ª série) e Fraternidade (3ª série). Foi elaborada considerando a vida e a realidade dos estudantes e é por isso que as seções convidam a um movimento de pensar, de sentir e de agir permanente.
- As unidades direcionam ao encontro com o Projeto de vida, apresentando-o como travessia de realização da vida humana, abrindo possibilidades e potencializando descobertas para projetar horizontes pessoais e comunitários.
- Nesse itinerário, apresenta-se o Projeto de vida como experiência de autoconhecimento, de compreensão da realidade e de tomada de decisões, integrando-se o cuidado da própria casa e da Casa comum a todos, a Terra.
- Possui uma proposta genuína e criativa pensada para o estudante e a estudante do Ensino Médio, na intenção de apoiar seu desenvolvimento e sua aprendizagem, para que sejam capazes de resolver demandas complexas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Nesse processo, seis fundamentos teórico-pedagógicos apresentam-se como essenciais: Educação em Direitos Humanos, Cultura de Paz, Projeto de Vida, Alteridade, Empatia Social e Cidadania Ecológica.