AMPLIAR A CONSCIÊNCIA RELIGIOSA DO ESTUDANTE

A coleção Caminhar juntos oferece recursos valiosos para desenvolver a consciência religiosa do estudante no Ensino Fundamental - Anos Finais. Os conteúdos são baseados nas diretrizes da BNCC para o desenvolvimento de valores, habilidades e competências para uma educação integral.Com atenção especial à diversidade religiosa e cultural, a coleção tem como proposta estimular o estudante a valorizar o diálogo, as atitudes de respeito aos Direitos Humanos e o papel de cada um na construção de uma cultura de paz.

DIVERSIDADE

Com atenção especial à diversidade religiosa e cultural, a coleção permite que o estudante aprenda a valorizar o diálogo inter-religioso e as atitudes de paz, pautado nos princípios do humanismo solidário e da ecologia integral.

RESPEITO

Caminhar juntos incentiva o aluno a respeitar todas as religiões e filosofias de vida, por meio do estudo, e diversas práticas religiosas, assim como manifestações culturais e artísticas, das diferentes regiões do Brasil e do mundo.

COMPREENSÃO

A coleção torna acessível e eficaz o estudo do fenômeno religioso por meio da contextualização dos temas e atividades propostas, sempre pensados para a faixa etária e a realidade dos alunos.

CONSCIÊNCIA

Desenvolve a consciência religiosa dos alunos, com respeito e valorizando a diversidade de saberes e práticas religiosas. Ajuda o estudante a trilhar o caminho para uma cultura de paz e solidariedade.

PROCESSO DE ENSINO

Os alunos são apresentados a discussões contextualizadas e relevantes para o mundo contemporâneo, atividades práticas e oficina de jogos lúdicos, que ajudam a construir posicionamento crítico, valores, trabalho em equipe e uma cultura de paz. Além disso, a organização do conteúdo torna o processo de ensino e aprendizagem mais fluido, dinâmico e mobilizador.

Nova seção: Projeto Cidadania

Projeto Cidadania promove a conexão entre os estudantes, a realidade em que vivem e sua experiência de aprendizagem do Ensino Religioso. Leva-os ao exercício de reflexões e atitudes como respeito ao outro e reconhecimento da diversidade religiosa, além de proporcionar a construção de sentidos, a problematização da realidade e o posicionamento à luz dos saberes religiosos.

O projeto mobiliza os saberes religiosos
a serviço do protagonismo infantil na comunidade:

  • 6º ano: Paisagens religiosas
  • 7º ano: Bens culturais religiosos
  • 8º ano: Reconhecimento
  • 9º ano: Empatia
Pular para o conteúdo